Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Saúde > Saúde em parceria com a Assistência Social promovem o dia de Puericultura.

Saúde em parceria com a Assistência Social promovem o dia de Puericultura.

publicado: 08/02/2017 12h59 última modificação: 08/02/2017 13h03

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveram nessa terça-feira (7) um dia de Puericultura no CRAS com a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF). A Puericultura hoje pode ser chamada de Pediatria Preventiva e tem como função, manter a criança sadia atingindo futuramente seu alvo, que é um "adulto perfeito": fisicamente sadio, psiquicamente equilibrado e socialmente útil. A consulta de puericultura tem o objetivo de promover a saúde da criança e acompanhar seu desenvolvimento, vacinação e dar orientações às mães sobre higiene, alimentação entre outras. Outro objetivo é identificar doenças ou sinais de alarme para tratamento e se necessário dando encaminhamento adequado para crianças. Houve também palestra com o Fisioterapeuta Tharcivon , com o tema “ Acidentes Domésticos”. Existe uma grande preocupação com esse tema, uma vez que entre 2015 e 2016 houve um aumento de 85% no número de acidentes com crianças menores de 12 anos. A Nutricionista Glenda também teve sua participação na palestra, onde falou sobre a alimentação das crianças. Ela afirma que uma alimentação saudável é responsável pelo fornecimento de energia e nutrientes ao organismo para o desenvolvimento e manutenção da saúde. “É importante manter a criança com peso adequado para que não haja prejuízo na estatura”. Acrescentou ainda que hábitos adquiridos na infância tendem a permanecer na vida adulta. “Se os hábitos forem inadequados podem causar desvios na infância e estes gerarem problemas futuros. Atualmente existe uma grande preocupação com as altas taxas de sobrepeso e obesidade infantil. O processo de industrialização contribui com a mudança nos hábitos alimentares. Participaram da Ação Técnicos em Enfermagem, Enfermeira, Médica, Dentista, Nutricionista, Fisioterapeuta, Farmacêutica, o coordenador do CRAS, Assistente Social e a Secretária de Saúde, Valdirene Sales. Foi servido também a todos os que compareceram no CRAS, um delicioso café da manhã.